sábado, 12 de dezembro de 2009

Funakoshi




Funakoshi Gishin, (Okinawa, Shuri, 1868 – 1957) foi o fundador dos estilos de Karatê Shotokai e Shotokan.
Nasceu na cidade de Shuri na ilha de Okinawa
Em 1879 Gichin Funakoshi, aos 11 anos, inicia seu aprendizado de To De (Okinawa-te), sob a orientação de Yasutsune Azato e Yasutsune ltosu.
Em 1888 é aprovado no exame para professor escolar, em Shuri, Okinawa, e inicia no magistério no ano seguinte.
Em 1902 faz a primeira demonstração formal de Karate-Do para Shintaro Ogawa, comissário escolar de Kagoshima.Um ano após, Gichin Funakoshi introduz o primeira programa de Karate nas escolas públicas, na escola masculina para formação de professores em Shuri e também na escola média da Prefeitura de Daiichi.
Em 1914 Gichin Funakoshi lidera grupo de mestres do primeiro curso regular de Karate em centenas de demonstrações públicas organizadas por toda a Okinawa. Yasutsune Itosu, que nasceu em 1831, que construiu a base do Karate atual, era instrutor dos Guardas do Império e era o segundo principal Mestre de Funakoshi, falece em 1915.
Em 1917 efetua a primeira demonstração de Karate no Butokuden, Kyoto, Japão.
No ano de 1921 demite-se do cargo de professor de escola pública e organiza a Okinawa Shobukai (Sociedade para Promoção do Espírito Marcial). Gichin Funakoshi e 10 alunos fazem uma demonstração de Karate durante a visita do Príncipe Imperial no Grande Salão do Castelo de Shuri.
No ano 1922 como convidado do Ministro da Educação, Gichin Funakoshi faz demonstração de Karate na Escola Normal Feminina em Tóquio.Primeiro artigo sobre o Karate da história é publicado no Jornal Tokyo Nichinichi: "Karate: The Mysterious Art Wrath Produced". Gichin Funakoshi inicia o primeiro curso regular de Karate no Japão no Tabata Popular Club.É estabelecido o primeiro clube de Karate em Meisei Juku, em Suidobota, Tóquio.Gichin Funakoshi escreve o primeiro livro de Karate, Ryukyu Kempo: To De, publicado pela Bukyo-Sha.
No ano seguinte inicia o ensino de Karate no dojô de Kendo de Hakudo Nakayama, em Yobashi.Gichin Funakoshi faz apresentação de Karate no "Tóquio Invitational Prize Contest for Athletes", em Tóquio.A primeira agremiação de Karate universitário é estabelecida por Gichin Funakoshi na Universidade de Keio.
Em 1926 publica "Rentan Goshin Karate-jutsu" ("Strengthening of Willpower and Self Defense Through Techniques of Karate").
Entre os anos de 1928 a 1933 Funakoshi executa uma apresentação de Karate para a Casa lmperial no "Sainei-Kan Hall", no recinto do Palácio Imperial.Mais de 30 núcleos (clubes, associações, etc...) de Karate são organizados nas universidades e também em outros locais.Hirokazu Kanazawa nasceu na Prefeitura de Iwate, Japão, no ano de 1931.É introduzido no Karate, o Kihon Kumite (luta combinada básica).
No ano de 1936 Funakoshi publica “Karate-Do Kyohan” (The Master Text of Karate-do), e modifica o ideograma (Kanji) significativo de Kara (chinês), para Kara (vazio).É fundada a União Japonesa Universitária de Karate.É efetuada a primeira demonstração de luta no Centro Cívico de Tóquio.
Em 1939 é inaugurado o primeiro dojô no Japão pelos alunos de Gichin Funakoshi, denominado “SHOTOKAN”, que significa "Academia de Shoto". "Shoto" em japonês, ao pé da letra, significa "som do pinheiro", este era o pseudônimo artístico que o mestre Funakoshi assinava seus poemas e caligrafias.
O Dojô Shotokan, que havia sido erguido pelos alunos de Funakoshi em homenagem a ele e mais tarde daria o nome ao estilo, mesmo contra a vontade dele, pois Gichin Funakoshi sonhava com um Karate unificado e não subdividido em estilos, é destruído por bombardeio aéreo durante a 2ª Guerra Mundial.
Gichin Funakoshi morre em Tóquio, em 26/04/1957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.