segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Verdade ou será apenas lenda


Século V A.C.
Uma casta de guerreiros indianos chamada "Kshatriya" praticava o "Vajramushti", que seria um dos primeiros indícios de lutas na Índia. Sua tradução aproximada poderia ser "aquele cujo punho cerrado é inflexível".
Ano 520 D.C.
Um monge budista chamado Bhodhisatva Avalokitesvara Bodhidharma ("Ta Mo" em chinês ou "Daruma Taishi" em japonês) viajou da Índia para a China para ensinar Budismo no Templo Shaolin (Shorinji em japonês). Diz a lenda que quando ele chegou ao Templo, encontrou os monges numa condição de saúde muito precária devido às longas horas que em eles passavam imóveis durante a meditação, dado este fato, Bodhidharma imediatamente se preocupou em melhorar-lhes a saúde.O que ele ensinou foi uma combinação de exercícios de respiração profunda, yoga e uma série de movimentos conhecidos como "As Dezoito Mãos de Lo Han" (Lo Han foi um famoso discípulo de Buda). Esses ensinamentos foram reunidos em um só e os monges logo descobriram capazes de se defender dos muitos bandidos nômades que os consideravam uma presa fácil.Os ensinamentos de Bodhidharma são reconhecidos pelos historiadores como a base de um estilo de arte marcial chamado Shaolin Kung Fu.
Ano 840 D.C.
Diferentes estilos de Kung Fu (que significa "trabalho duro") se desenvolveram quando as personalidades e as nuanças dos monges emergiram, além de suas observações das lutas dos animais.Haviam dois templos Shaolin, um na província de Honan e outro em Fukien, ambos os templos, assim como muitos milhares de templos menores, foram saqueados e queimados. Isto foi supervisionado pelo Governo Imperial Chinês, que na época tinha uma política de perseguição e importunação sobre os Budistas. Os templos de Honan e Fukien foram mais tarde reconstruídos somente para serem destruídos por completo pelos Manchus durante a Dinastia Ming de 1368 a 1644 D.C. Somente cinco monges escaparam, todos os outros foram massacrados pelo imenso exército Manchu.Os cinco sobreviventes tornaram-se conhecidos como "Os Cinco Ancestrais". Eles vagaram por toda China, cada um ensinando sua própria forma de Kung Fu. Considera-se que este fato deu origem aos cinco estilos básicos de Kung Fu: Tigre, Dragão, Leopardo, Serpente e Grou.
Ano 1350
Introdução dos primeiros sistemas de lutas nas ilhas Ryukyu, localizadas ao sul do arquipélago do Japão.Como cidadãos chineses emigraram para as ilhas de Okinawa, novos sistemas de luta corporal se desenvolveram através das relações comerciais com a China, Coréia, Japão e outras ilhas.O nome genérico dado às formas de luta de Okinawa foi "Te", que significa "mão".Haviam três principais núcleos de "Te" em Okinawa. Estes núcleos eram as cidades de Shuri, Naha e Tomari.Conseqüentemente os três estilos básicos tornaram-se conhecidos como Shuri-te, Naha-te e Tomari-te.
Anos 1417
Sho Shin, neta do rei Sho Hashi de Chuzan, proíbe a posse de armas em Okinawa. Em 1429, o rei Sho Hashi unificou as três partes de Okinawa: Chuzan, Nanzan e Hokuzan, criando o reino Ryukyu.
Ano 1609
O rei da dinastia viu-se obrigado a equipar um exército com o objetivo de repelir uma invasão das ilhas iniciadas por Shimazu, o Daimiô de Satsuma (agora sede administrativa de Kagoshima). Os guerreiros ryukyuanos recém-armados lutaram com notável bravura e valentia contra os soldados do clã de Satsuma, conhecidos e temidos em todo o país por sua habilidade guerreira, mas, depois do sucesso dos ryukyuanos em algumas batalhas campais, um desembarque de surpresa realizado pelas forças de Shimazu selou o destino das ilhas e de seu monarca, que foi obrigado a render-se.Shimazu reedita o decreto interditando armas, muitos ryukyuanos (na sua grande maioria membros da classe Shizoku) começaram secretamente a praticar uma forma de autodefesa em que mãos e pernas eram as únicas armas.
Ano 1669
A fabricação de todas as formas de armas, inclusive as espadas cerimoniais, são banidas.
Ano 1868
Descendente de uma linhagem samurai, nasce Gichin Funakoshi em 10/11/1868, em Yamakawa, Shuri, Okinawa.
Ano 1895
Dai Nippon Butokukai (Associação Japonesa das Grandes Virtudes das Artes Marciais), é fundada pelo governo japonês.
Ano 1899
O Butokuden (Ginásio das Artes Marciais) é construído em Kyoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.