terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Budo

As artes marciais, em especial as que tem sua origem no Japão, possuem como base filosófica o Budô ou o caminho do guerreiro. As filosofias do Budô, foram escritas por famosos samurais tais como Miyamoto Musashi, Yamamoto Tsunetomo, Yaguiu Tajimanokami entre outros, a mais de 500 anos atrás. Foi no Xogunato Tokugawa (1603), que os samurais passaram a constituir a mais alta classe social. Através das experiências vividas, seus combates e lutas, os samurais preocupavam-se em manter, mesmo em época de paz, o Ken-no-kokoro, ou o espírito da esgrima, considerado o alicerce do Budô, o qual completava-se com artes tais como a caligrafia e a poesia. Engana-se quem pensa que o samurai era somente um homem dedicado a arte de lutar e matar. A morte fazia sim parte da vida de um samurai, mas sua busca por desenvolvimento espiritual era tão ou mais importante que suas habilidades com a espada e as estratégias de guerra. Assim, pode-se compreender o porque do Budô, que possui forte influência do Zen Budismo ser tão importante na
vida de um samurai.
Os samurais seguiam com disciplina e tenacidade cada um dos sete preceitos do Budô:

Ser guerreiro é...
Saber que não existem atalhos para o destino. E que em hipótese alguma, haverá vitória sem luta, e não haverá luta sem adversários.
A derrota, para o guerreiro, nada mais é que o adiamento da inevitável vitória. O Guerreiro é, por natureza própria, perseverante. Pensa em desistir mas não desiste, pensa em fugir mas não foge, pensa em vingança mas não vinga. Se sente medo, nao o deixa dominá-lo, tampouco deixa invadi-lo, o conhece apenas para evitá-lo.Fazendo a vida valer a pena, tentando sempre, desistindo jamais. Tornando o sonho verdade, o erro em acerto, a barreira em passagem, o desespero em solução. Verdadeiro, simples, decidido e objetivo. Compreende a todos, mesmo sabendo que é incompreendido. Com coragem, através da honra, e pelo Amor, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.