terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sensei Tomeji Ito


Shihan Tomeji Ito nasceu em Miyagi Ken, Tamatsukuri Gun, Sendai no Japão em 21 de Janeiro de 1927, iniciou a prática do Judô aos 5 anos de idade. Sua família imigrou para o Brasil em 1933, quando moraram na cidade do interior paulista, Barretos. Após um ano, mudaram-se para Bebedouro-SP, cidade na qual a colônia japonesa já era bastante numerosa e onde teve a possibilidade de reiniciar os treinamentos de Judô - arte marcial na qual graduou-se 3º DAN.

Em 1938 mudaram-se para a cidade de São Paulo. Em 1940 era atleta do Clube Regatas Tietê. Treinava ginástica olímpica, com ênfase na modalidade de argolas e barra fixa. Nesta época seu treinamento era feito pelo Prof. Antonio Passos Teixeira. Posteriormente transferiu-se para o Ginásio Olímpico Paulista, onde era treinado pelo campeão Olímpico na Alemanha, Prof. Jacob Gendes. Em 1948, o Prof. Tomeji Ito sagrou-se campeão na modalidade barra fixa, solo e argolas. Chegando a ser vice campeão brasileiro no Campeonato de 1949, sediado no Rio Grande do Sul. Praticou muitos anos de fisiculturismo, chegando a obter títulos paulistas e a fazer parte da mesa de árbitros desta modalidade.

Em 1949, com 22 anos de idade, iniciou a prática do Karate, treinando com o Mestre Ozawa. Estes treinos eram feitos na própria casa do Prof. Ozawa, com apenas 4 alunos. Em 1956 passou a treinar com o Prof. Harada e Prof. Pinatti.

Posteriormente fundou a Associação Ito de Judô, na qual o Prof. Harada ministrava treinamentos de Karate aos sábados. Em 1967, a pedido da Kotobuke Kai de São Paulo foi enviado para a Igreja Guedatsu Kai (do governo do Japão) localizada nos Estados Unidos, para estudos da religião Budista. No período em que esteve em Los Angeles manteve seu treinamento na Academia do Professor H. Nishiyama, onde era "sparring" das lutas, juntamente com o Prof. Yaguti. Posteriormente viajou para o Havaí.

De volta a São Paulo, em 1970, retomou os treinos com o aperfeiçoamento conseguido nos Estados Unidos. Nesta época o Karate brasileiro ainda estava ligado à Confederação Brasileira de Pugilismo. O Prof. Ito, juntamente com o General Henrique Palmeiro D'Avila e outros colaboradores, auxiliaram na fundação da Federação Paulista de Karate e da Confederação Brasileira de Karate. A criação destas Entidades conseguiu organizar significativa a prática do Karate brasileiro.

Na Federação Paulista de Karate, o Professor Tomeji Ito foi Vice-Presidente por 2 gestões, diretor técnico, diretor de arbitragem, membro de graduação e é o atual Conselheiro (KODANSHA). Fez cursos técnicos com as maiores autoridades e professores do Karate mundial, como os Mestres Nakayama, Tetsuhiko Asai, Nishiyama, T. Okasaki, M. Tanaka, Taniguti, Sasaki e Kanazawa.

Em 1999, já filiado ao Mestre H. Kanazawa, viajou ao Japão para graduar-se 7º DAN pela SKIF. Nesta ocasião submeteu-se ao exame juntamente com os demais alunos e era o mais velho dentre os praticantes a fazer exame - estava com 73 anos. Pela ISKF, participou de 03 Campeonatos Mundiais: no México, no Japão(Yokohama) e na Itália(Milão).No Campeonato do Japão, o seu aluno Tetsuo Mizuno, sagrou-se Campeão Mundial de Karate, modalidade Kata Master. No Mundial da Itália, o mesmo atleta foi 3º colocado Master.

Hoje, aos 85 anos, o Mestre Tomeji Ito ministra Karate em sua Academia: a Associação Butokukai Vila Mariana, em São Paulo. Ensina Karate, técnicas de self defense (defesa pessoal) e police weaponts control, que praticou com o Mestre Robert K. Koga, na Califórnia, EUA.

Seguindo o Budismo e o Shintoísmo, a vida do Mestre Ito firmou-se definitivamente pelo Karate, para o Budô. Paz, amor e compaixão, ajudou-o em sua vida e em sua formação. Dedicou e dedica sua vida a fazer o que mais gosta e ama: Treinar e ensinar o Karatê-Dô, formando não apenas grandes atletas e alunos mas, principalmente, homens e mulheres de nobre e raro caráter, melhores cidadãos para a nossa sociedade que é tão carente de valores que fortaleçam a personalidade do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.